Materiais

Módulo 2 - Capacitação e Empoderamento da Juventude

Este módulo de trabalho foca na ativação e no empoderamento dos jovens para que participem de forma ativa e eficaz nos processos de transição justa.

Activities

Relatório de Avaliação dos Stakeholders das Políticas de Juventude: Estudar e avaliar as políticas e programas de juventude existentes para entender melhor os impulsionadores e desafios para o envolvimento dos jovens na tomada de decisões.

Mapeamento e conexão de stakeholders: Identificar e conectar os stakeholders (decisores, associações, jovens) para construir uma rede sólida que apoie a participação juvenil.

Programa ‘Escola Transnacional de Design de Serviços para a Transição Justa’: Formar técnicos de juventude nos princípios do design de serviços para que possam criar soluções para os desafios da transição ecológica e inclusão social.

Chamada à ação: Selecionar técnicos de juventude motivados a apoiar o projeto e envolver ativamente os jovens na sua comunidade.

Formação online para cidadania digital: Oferecer módulos de formação online para técnicos de juventude adquirirem as competências necessárias para participar plenamente na vida pública.

Campus Residencial Internacional: Organizar um encontro físico internacional para fortalecer a colaboração, partilha de competências e aprendizagem mútua entre técnicos de juventude.

Eventos locais: Organizar eventos locais para envolver os jovens e sensibilizá-los para as questões da transição justa.

Oficinas de Aprendizagem entre Pares: Promover trocas entre pares através de workshops, para compartilhar experiências e boas práticas com o objetivo de gerar um impacto positivo nas comunidades locais.

Módulo 3: Reforçar a Participação Democrática

Este módulo de trabalho tem como objetivo melhorar o envolvimento dos jovens nos processos democráticos e incentivá-los a co-criar serviços públicos inovadores para enfrentar os desafios de uma transição justa.

Activities :

Laboratório de Inovação Pública – Workshops de Design de Serviços: Oferecer aos jovens um espaço para desenvolver serviços inovadores que respondam aos desafios da transição justa e da inclusão. Estes workshops incluem exercícios práticos de design de serviços.

Encontro internacional de troca entre pares: Organizar encontros entre jovens de diferentes países para compartilhar ideias, soluções e feedback sobre seu envolvimento na Transição Justa.

Competição internacional de pitch: Permitir que os jovens apresentem seus projetos de serviços para um painel de decisores e especialistas, com o objetivo de reconhecer e destacar as melhores ideias.

Prototipagem e teste de serviços: Apoiar os jovens na prototipagem e teste dos serviços que desenvolveram, recolhendo feedback dos usuários para otimizar os serviços propostos.

Quadro de colaboração (MoC) e kit de ferramentas: Desenvolver um Memorando de Cooperação (MoC) e um kit de ferramentas prático para permitir que jovens e autoridades locais reproduzam ou criem práticas e serviços co-criados.