Projeto Erasmus+

Youth seeds for a Just transition

Projeto

A parceria de cooperação para a juventude Erasmus+ “Youth Seeds for a Just Transition” deseja implementar um diálogo estruturado para que os jovens reflitam e construam projetos/serviços que possibilitem discussões entre jovens, decisores políticos e especialistas em juventude. Nesse sentido, a formação e o apoio aos técnicos de juventude/funcionários públicos são essenciais para capacitar os jovens a atender às suas necessidades e criar ambientes favoráveis ao seu crescimento, desenvolvimento e participação ativa.

Solidarity and collective progress

Objetivos

O projeto ‘Youth Seeds for a Just Transition’ tem como objetivos, a nível transnacional:

  • Ajudar a fortalecer os processos democráticos e a representação dos jovens na tomada de decisões,
  • Aumentar a informação e a conscientização sobre a participação inclusiva, transparente e ativa dos jovens numa transição justa e equitativa,
  • Reforçar a capacidade das organizações de juventude e dos municípios/autoridades locais nos países-alvo.

Transição justa !

Uma transição justa para todos em direção a uma economia ambientalmente sustentável … precisa ser bem gerida e contribuir para os objetivos de trabalho decente para todos, inclusão social e erradicação da pobreza” (Diretrizes para uma transição justa em direção a economias e sociedades ambientalmente sustentáveis para todos, Organização Internacional do Trabalho, 2016).

O que é 'transição justa'?


O conceito de “transição justa” existe desde a década de 1980, quando foi utilizado por um movimento dos sindicatos dos EUA para proteger os trabalhadores afetados pelas novas regulamentações sobre poluição da água e do ar.

Nos últimos anos, o conceito ganhou força com referência ao cumprimento das metas climáticas, garantindo que toda a sociedade – todas as comunidades, todos os trabalhadores, todos os grupos sociais – seja incluída na transição para um futuro com emissões líquidas zero.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) define-o da seguinte maneira: “Verdeando a economia de uma forma que seja o mais justa e inclusiva possível para todos os envolvidos, criando oportunidades de trabalho decente e não deixando ninguém para trás.”

Embora isso forneça uma base sólida, a percepção varia entre os países e regiões.

O que é importante, no entanto, é que cada país fomente um diálogo contínuo para desenvolver uma visão comum sobre o que significa uma transição justa para os seus trabalhadores, comunidades e empresas impactados.

(Fonte: What is just transition? And why is it important? | UNDP Climate Promise)

Parceiros do projeto