Este relatório apresenta um estudo das políticas de juventude em sete autoridades locais parceiras na Europa e na Geórgia. Identifica e analisa a governação, as prioridades e iniciativas no domínio da juventude, as formas de participação dos jovens, as boas práticas e as expectativas.
A abordagem metodológica baseia-se no preenchimento de um questionário (para recolher dados quantitativos) e na realização de um focus group (para recolher dados qualitativos) por parte dos responsáveis pelas políticas de juventude e stakeholders a nível local. A análise salienta as abordagens díspares em matéria de implementação de iniciativas participativas no domínio da juventude, destaca os obstáculos à inclusão de jovens nos processos locais de tomada de decisão e identifica os mecanismos criados para uma transição justa.
As conclusões apontam para a necessidade de aumentar a sensibilização, melhorar o acesso à informação e aos recursos e reforçar as competências das organizações de juventude e das autoridades locais.
As recomendações propõem o reforço da participação jovem, a criação de abordagens e espaços inclusivos e a educação e formação para uma transição justa.
Este relatório propõe um quadro estratégico para a implementação de políticas de juventude que promovam e incentivem a participação ativa de jovens, facilitando assim a sua contribuição para uma transição justa.
Os resultados desta avaliação servirão de base para a conceção de iniciativas concretas, em particular no âmbito do programa da Escola Transnacional de Design de Serviços para uma Transição Justa.